sexta-feira, 9 de julho de 2010

Futebol - pelo menos pra mim foi sempre assim

Em época de copa do mundo, a quantidade de camisetas amarelas andando pelas ruas em dia de jogo é impressionante - ok, não veremos mais isso, pois brasil está fora, maaas - todos ficam alegres, compram itens referentes à copa : you got a vuvuzela! (referência ao megaman do NES) E lá se vai todo o amor brasileiro.

Desde pequeno não fui muito fã de futebol, não o que se jogava nas quadras ou que se jogava nas ruas. Eu sempre fui fã de jogos - sejam eles esportivos ou não. E pra não quebrar um pouco o que sempre gsotei, o único jeito d'eu gostar de futebol e ao mesmo tempo video games seria a ótima idéia que criadores de jogos tiveram há muito tempo atrás: Futebol no video game!
Eu sei que isso é uma coisa meio redundante de ser dita, principalmente na era do Winning Eleven e agora o mais preferido PES (Pro Evolution Soccer ) ambos com versões de Playstation 3 e XBOX 360 (os video games aparentemente mais "atuais"), como também o Fifa para PC; mas quando eu era pequeno, nada disso existia e nada era tão realista e detalhista como hoje em dia.
A seguir, vou lhes mostrar o que foi minha infância com relação ao futebol. Aliás, não só a infância, como também o começo da adolescência - fato esse porque, hoje em dia, eu não jogo futebol mais, em nenhum console hahaha.

#01 International Super Star Soccer - SNES

Esta maravilha foi uma obra dos deuses. Eu lembro muito bem de como eram às tardes de domingo jogando este jogo extremamente clássico que pessoas não tinham rosto nem nenhuma feião quando chingavam, só percebia-se alguma indiganação quando o jogador era expulso - ele abaixava a cabeça e ia embora.
Para não dizer que estou mentindo, eu jogava um que se chama Fútbol Excitante, que segue a mesma linha. Na verdade, é uma tradução do International Super Star Soccer produzida pelo Peru, assim como Ronaldinho Campeonato Brasileiro 98 foi.
Eu tinha preferências neste jogo, pois sabia o time que corria mais, o time que tinha melhor defesa etc, etc. E diferente do que as pessoas pensariam, o Brasil num era o ferradão, como hoje em dia, ele era regular-bom, mas não o melhor. Meu time preferido era o Peru, pois todos os jogadores tinha agilidade muitíssimo alta, então era só pegar a bola e ir em direção ao gol. Entrando na área, fazia um 'contorno' pelo goleiro e era só apertar X (chute). Gol. Me lembro de ter feito 9 x0 contra a CPU no hard em menos de 4 minutos hahah, mas é claro, nem sempre era tão fácil.
Além dos cheats bárbaros que tinham neste jogos como por exemplo:
Vejam, eu não sou o único que gosta desse jogo. Futebol, por Izzynobre

#Megaman Soccer - SNES

Megaman já foi uma febre durante a sua época pulo, tiro, dash no NES, mas no SNES ele ganhou a super versão futebolística que garantia-lhe a escolha de pesonagens como os que você havia derrotado nas versões anteriores, como por exemplo o cutman, airman, heatman...
O mais impressionante não é você ter no time, personagens pra cada função, eles te poupam o trabalho e você tem que escolher personagens pra 'linhas' de função, uma vez que cada personagem possui atributo diferente dos outros.
As linhas são as seguintes: defesa (goleiro), defesa (zaga), meio de campo e ataque. Só. Creio que é pra não dificultar a cabeça das crianças que jogavam haha
Mas não vá você achando que é uma partidinha normal, onde você apenas pega a bola e vai em direção ao gol. Há certos 'poderes' envolvidos hehe, como você pode conferir aqui

De fato, passei por bons momentos jogando este jogo.

#03 - Super Shoot Soccer - Playstation


Seguindo a linha de games de futebol com "poderes", este título é outro que eu costumava passar algumas horas jogando no fliperama. Eu ia à casa de alguns parentes e aproveitava pra visitar o único fliperama da cidade que possuía tal jogo. Lembro-me dos outro moleques desprezando esta criação, pois falavam que não condizia com a realidade, assim sendo era sem graça.
Mas pense aqui comigo: quem nunca quis UMA vez na vida que seu atacante preferido conseguisse dar um chute suficientemente forte pra 'desmaiar' o goleiro e fazer a bola entrar, sequencialmente?
Se você faz parte dos que pensam que futebol seria muito melhor com alguns 'adicionais', aqui está seu jogo. Ele segue as mesmas configurações de imagem do winning eleven de playstation que foi jogado por milhares - ou milhões - de pessoas.
Só que, como no megaman, cada um tinha um tipo de 'poder'. O Brasil nesse jogo, tinha um dos melhores times e 'adicionais'. Sua grande surpresa era um chute - que já fora descrito na pergunta acima - feito apenas com três comandos - R1,cima, quadrado (se eu estiver errado, me corrijam haha)

Pelo menos este jogo não é tão 'apelão' quanto o Captain Tsubasa - também para Playstation.

Creio que consegui passar os principais jogos de video game fazeram parte da minha vida. Se tiverem alguma sujestão de algum outro jogo que fez parte da sua vida, coloque aqui, que posso até fazer uma descrição do mesmo :D

Agradeço a todos,
Até mais

Um comentário: